Mortos conscientes? “Não existe”, decreta o jornal
O periódico nega qualquer consciência entre a morte e a ressurreição com base no silêncio das Escrituras. Cristo, porém, prometeu ao ladrão: “hoje estarás comigo no Paraíso”.
Por Rodrigo Custódio ·
O momento
1º de abril de 1880. Chega às mãos dos leitores o volume 6, número 13 do Signs of the Times — o jornal semanal fundado por James White e impresso em Oakland, na Califórnia, que servia como a voz doutrinária do movimento adventista na costa oeste americana.
Entre os artigos daquela edição, um se destaca pelo título em forma de pergunta: “Quando os homens inspirados esperaram a bem-aventurança do céu?”. O texto é assinado no rodapé por R. F. Cottrell e ocupa as páginas 150 e 151 do exemplar, defendendo a tese de que os mortos dormem em completa inconsciência até a ressurreição.
A tese em si não era nova: o adventismo sempre ensinou que a morte é um apagão total, e que a “imortalidade da alma” seria uma invenção pagã infiltrada no cristianismo. A novidade está no método. Em vez de provar pelas Escrituras que os mortos dormem inconscientes, o autor inverte o jogo: ele desafia o adversário a encontrar na Bíblia um único homem inspirado que tenha esperado alegria consciente imediata após a morte — e, diante do silêncio que ele próprio decretou, proclama a inexistência do estado consciente.
É o argumento do silêncio elevado a dogma. A ausência de uma frase que o autor gostaria de ter lido vira prova de inexistência; a confiança do articulista substitui a revelação. A frase do decreto — “estou confiante de que ele não existe” — está na página 151, grifada no recorte abaixo.

Gravura de uma sala de leitura do século XIX: o argumento do silêncio bíblico nasceu no gabinete do articulista — não nas páginas da Escritura.
O artigo não foge dos textos que o ameaçam; ele os enfrenta e os atropela. O ladrão na cruz, a quem Jesus prometeu o Paraíso “hoje”, é despachado com a alegação de que o Senhor não lhe concedeu nada imediato — o autor chega a invocar Davi, que “não subiu aos céus” (Atos 2:34), como se a demora de Davi anulasse a promessa feita ao ladrão. E o desejo de Paulo de “partir e estar com Cristo” é reduzido a um truque de percepção: como o intervalo entre a morte e a ressurreição “nada é para o inconsciente”, o apóstolo acordaria na ressurreição como se nenhum tempo tivesse passado. A promessa de Cristo vira problema de relógio.
O absurdo
Leia, na tradução, o trecho exato em que o jornal decreta a inexistência da consciência após a morte:
“Nenhum dos que morreram, conforme registrado na Bíblia, jamais expressou o pensamento de entrar em alegrias conscientes imediatamente na morte. Se existe um estado de felicidade consciente para os justos entre a morte e a ressurreição, é estranhíssimo que nenhum homem inspirado jamais o tenha mencionado; e visto que não é mencionado em toda a palavra inspirada, estou confiante de que ele não existe.”
Fonte: Signs of the Times, vol. 6, nº 13, 1 de abril de 1880 — p. 151.

O trecho original em inglês, grifado, na página 151 do Signs of the Times de 1º de abril de 1880 — a prova documental da tese.
Por que isso é grave
O primeiro problema é lógico, e ele é fatal para o artigo inteiro. O argumento do silêncio — “a Bíblia não menciona, logo não existe” — não prova nada, porque a Escritura não menciona explicitamente inúmeras realidades que nem o próprio jornal ousaria negar. O método correto seria demonstrar, com textos claros, que os mortos estão inconscientes. O autor faz o oposto: transfere o ônus da prova para o adversário, decreta o silêncio e coroa a própria ignorância com o título de certeza. Uma doutrina construída sobre o que a Bíblia não diz pode sustentar qualquer coisa — inclusive o seu contrário.
O segundo problema é a arrogância teológica da frase final: “estou confiante de que ele não existe”. Repare no sujeito da frase: não é “a Escritura ensina”, nem “está escrito” — é “estou confiante”. A consciência do articulista virou tribunal da revelação. Quando um homem decreta a inexistência de uma realidade espiritual com base na própria confiança, ele deixou de ser intérprete da Bíblia para ser seu censor.
O terceiro problema é que o artigo atropela os textos que o refutam em vez de respondê-los. Ao ladrão arrependido, Jesus disse: “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso” (Lucas 23:43). “Hoje” — não na ressurreição, não no fim dos tempos: no mesmo dia da morte. O jornal responde que o Senhor não lhe concedeu nada imediato, como se a palavra de Cristo precisasse da autorização de Cottrell para valer. A Paulo, que escreveu “tenho desejo de partir e estar com Cristo, o que é muito melhor” (Filipenses 1:23), o artigo oferece um consolo de fazer inveja a um relógio quebrado: o intervalo seria “nada para o inconsciente”. Ora, se morrer fosse um apagão total, Paulo não chamaria a morte de “lucro” nem o partir de “muito melhor” — um apagão não é lucro para ninguém.

A congregação adormecida nos bancos, em ilustração satírica de época: a pregação do “sono da alma” põe para dormir até quem está acordado.
E há a consequência pastoral, que é a mais cruel de todas. A esperança que o jornal oferece ao crente moribundo é um vazio: feche os olhos agora, abra-os daqui a milênios, e finja que nada aconteceu. O consolo apostólico — “desejamos antes deixar este corpo, para habitar com o Senhor” (2 Coríntios 5:8) — vira uma espera inconsciente num túmulo frio. Quem chora um ente querido recebe, em vez da promessa de que ele está com Cristo hoje, a garantia de que ele não está em lugar nenhum. Essa não é a esperança cristã; é o seu sequestro.
O veredito das Escrituras
A palavra de Cristo desmonta o decreto do jornal com uma única sílaba: “hoje”. “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso” (Lucas 23:43). O ladrão recebeu presença consciente com Cristo no mesmo dia em que morreu. Diante desse “hoje”, a “confiança” de Cottrell de que o estado consciente “não existe” vale menos que o papel em que foi impressa.
Na parábola do rico e Lázaro, o próprio Jesus descreve os mortos conscientes após a morte: um em tormento, pedindo alívio; o outro consolado, conversando através do abismo que os separa (Lucas 16:22-31). Ainda que seja parábola, as parábolas de Cristo ensinam verdades — e o Senhor jamais ensinaria uma mentira sobre o mundo invisível para ilustrar um ponto. Quem conhece o além o descreveu como lugar de consciência, memória, sensação e diálogo.
E Paulo fecha a questão com a lógica mais simples de todas: “para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro” (Filipenses 1:21). Ninguém chama um apagão existencial de lucro. Morrer é lucro porque morrer é partir — “partir e estar com Cristo, o que é muito melhor” (Filipenses 1:23). O apóstolo não esperava dormir inconsciente por milênios; esperava habitar com o Senhor assim que deixasse o corpo (2 Coríntios 5:8). Quem nega a consciência após a morte não está apenas discordando de teólogos: está contradizendo o próprio Cristo e o apóstolo que Ele inspirou.